30 de julho de 2018

A tríade dos investimentos

A educação financeira é um assunto plenamente disponível no mundo da internet, existe material de excelente qualidade em sites, canais de mídia, fóruns e até mesmo em redes sociais. Essa facilidade de acesso permite às pessoas buscar este conhecimento tão importante para as nossas vidas e oferece diariamente a cada uma delas a oportunidade de redenção. Contudo, quando se olha mais de perto percebe-se que as pessoas não conseguem (ou não querem) absorver aquele conteúdo, mas há um interesse em pular todas as etapas do aprendizado, pelo menos para o ouvinte iniciante, e chegar no seguinte ponto - "Qual o melhor investimento?"
Este imediatismo implica numa série de conceitos ignorados pela pessoa, preceitos que ela desconhece e que parecem óbvios aos mais esclarecidos no tema como: quais seus planos? Seus objetivos de vida? Quando/como pretende desfrutar deste dinheiro? O que está disposto a suportar?

A tríade dos investimentos 


No mundo dos investimentos há três aspectos fundamentais a serem considerados quando diversas opções são comparadas:

  1. Rentabilidade: Qual ritmo de multiplicação do principal?
  2. Liquidez: Quão rápido eu consigo reaver parte ou todo meu capital?
  3. Risco: O que me disponho a aceitar nesta operação?

Estas três características estão presentes em toda e qualquer operação que visa aumentar o patrimônio, mas as três muito dificilmente serão ideais ao mesmo tempo, caso contrário você teria o "investimento ideal" e convenhamos, quem faria qualquer outra operação então?

Figura 1 - Tríade dos investimentos: Liquidez, rentabilidade e riscos.


Os investimentos disponíveis no mercado geralmente oferecem apenas duas destas três vertentes em boas condições, como seguem os exemplos abaixo:

  • Imóveis: Geralmente apresentam baixos riscos para o capital, uma vez que são estruturas físicas e podem apresentar elevadas rentabilidades para pessoas experientes neste nicho de mercado, todavia as negociações podem ser difíceis e levar vários meses;
  • Fundos Imobiliários (FIIs): Alternativa ao investimento direto em imóveis este tipo de ativo permite que sua posição ou apenas uma fração dela seja negociada em minutos e com rentabilidade interessante, porém você fica sujeito à variações de humor do mercado e a administração terceirizada do seu ativo;
  • Títulos de renda fixa: Existem títulos dos mais variados tipos, alguns apenas permitem reaver seu dinheiro no final do prazo do seu investimento, caso contrário sua rentabilidade pode ser mais baixa comparada a outras opções dentro da própria renda fixa, preço pago por um investimento que dificilmente oferece grandes riscos ao capital;
  • Ações: Obter uma parte de uma empresa é tão fácil como vendê-la na bolsa de valores e leva apenas alguns minutos, os rendimentos de apenas um dia podem ser maiores do que aquilo que se consegue através da renda fixa em um ano, mas assim como os valores podem aumentar expressivamente eles podem diminuir expressivamente através de movimentações políticas e econômicas do ambiente externo.
Existem outras modalidades de investimento, mas por enquanto nenhuma delas contempla de maneira agradável a estes três aspectos ao mesmo tempo, nem mesmo os fundos em geral (previdência, renda fixa, ações e multimercados), afinal estes são menos eficientes com os recursos disponíveis, uma vez que os custos internos são maiores e no caso de promessas de obter rendimentos acima da média do mercado a liquidez acaba prejudicada, assim como acentuam-se os riscos.a que se expõe.
A todo momento o mercado evolui e novas possibilidades surgem no horizonte, contudo desconfie se algo te prometer liquidez, elevadas rentabilidades e pouco ou nenhum risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário